Jornal GGN - Mais de 70% são favoráveis a nacionalização de água, eletricidade e ferrovias; centro de pesquisa desenvolve estudos para reestatização a custo zero.

O Reino Unido foi considerado a Meca das privatizações nos anos 80, mas em 2018, os britânicos querem de volta o controle estatal de serviços essenciais. Segundo levantamento feito no Reino Unido, 83% são a favor da nacionalização do serviços de abastecimento e tratamento de água; 77% de eletricidade e gás e 76% a favor da nacionalização das linhas de transporte ferroviário. O "Estado mínimo" se mostrou uma bomba-relógio social.

O Reino Unido foi considerado a Meca das privatizações nos anos 80, mas em 2018, os britânicos querem de volta o controle estatal de serviços essenciais. Segundo levantamento feito no Reino Unido, 83% são a favor da nacionalização do serviços de abastecimento e tratamento de água; 77% de eletricidade e gás e 76% a favor da nacionalização das linhas de transporte ferroviário. O "Estado mínimo" se mostrou uma bomba-relógio social.
A reestatização de todas essas empresas,
incluindo a Thames Water, responsável pelo abastecimento na Grande Londres,
custaria ao governo do Reino Unido algo em torno de 170 bilhões de libras. Mas
um trabalho desenvolvido pela Big Innovation Centre cria um modelo de contrato
onde a Grã-Bretanha conseguiria retomar o controle das empresas sem gastar um
centavo. Isso seria possível com uma nova categoria de companhia: a empresa de
benefício público.
A proposta é apresentada no artigo à seguir,
do diretor da instituição, Will Hutton, e prevê que as empresas de benefício público
seriam obrigadas a subordinar a lucratividade dos seus acionistas a prestação
de serviços de qualidade para a população geral. "Por exemplo, o propósito
de uma empresa de água seria entregar a melhor água o mais barato possível e
não retirar dividendos excessivos através de um paraíso fiscal", explica
Hutton.
Os acionistas que existem hoje permaneceriam
acionistas, mas sem cumprir a principal função da empresa de benefício público
sofreriam sanções. "Se as empresas não entregarem o que prometem, deve
haver um sistema bem definido de penas escalonadas, começando com o direito de
processar empresas e terminando com a tomada de todos os bens em propriedade
pública se negligenciar persistentemente suas obrigações".
Nesse último caso, a tomada dos bens pelo
Estado, teria custo reduzido, isso porque os papéis seriam derrubados no
mercado porque ficaria comprovado que houve administração ilegal.
The Guardian
Podemos desfazer a privatização. E não nos custará um centavo
Por Will Hutton
A propriedade pública
está novamente na moda. Transferir os ativos públicos da Grã-Bretanha,
bloquear, armazenar e barrá-los para a iniciativa privada e confiar apenas na
regulação leve para garantir que cumpram amplamente as obrigações de
administrar serviços interesse público foi sempre uma aposta arriscada. E essa
aposta não valeu a pena.
Pesquisas recentes
mostram surpreendemente que 83% são a favor da nacionalização da água, 77% da
eletricidade e do gás e 76% do transporte ferroviário. Não é só isso que
representa uma queda geral na confiança nos negócios. As empresas de utilidades
privatizadas são sentidas pela população em uma categoria diferente: são
serviços públicos e há uma visão generalizada de que as metas de lucro exigidas
pelos acionistas anularam obrigações de serviço público. E o público está
certo.
A Thames Water
[companhia de abastecimento e tratamento de água que atende a Grande Londres],
sob propriedade do capital privado, tem sido o exemplo mais flagrante,
acumulando dívidas de alta velocidade, pois
distribuiu aos seus dividendos excessivos acionistas através de uma holding no
Luxemburgo, um movimento destinado a minimizar as obrigações fiscais do
Reino Unido. Segundo dados destacados no relatório Cuttill, com as taxas de
investimentos atuais, a Thames levará 357 anos para renovar a rede de água de
Londres, enquanto o Japão leva 10 anos.
Do mesmo modo, o
investimento da BT na cobertura universal de banda larga de alta velocidade tem
sido lento e inadequado, enquanto alguns argumentariam que o primeiro alvo dos
operadores ferroviários foi um serviço de passageiros de qualidade - culminando
com o escândalo mais recente da Stagecoach e Virgin escapando de seus
compromissos contratuais . A maioria dos viajantes, lotados em trens caros,
tornaram-se fãs cada vez maiores da propriedade pública. A popularidade do
compromisso de Jeremy Corbyn [atual líder do Partido Trabalhista e líder da
oposição na Câmara dos Comuns] com a renacionalização foi surpreendente.
O problema na
nacionalização é ser cara: pelo menos £ 170 bilhões na maioria das estimativas.
É claro que o aumento proposto da dívida pública em cerca de 10% do PIB será
acompanhado pelos ativos estatais de 10% do PIB, mas a contabilidade pública
britânica não é tão racional. A ênfase será sobre a dívida, não sobre os ativos
e, em qualquer caso, há melhores causas - despesas de infraestrutura - para
aumentar os níveis da dívida pública.
E uma vez que é
propriedade pública, as indústrias recém-nacionalizadas voltarão a estar
sujeitas aos limites do empréstimo do Tesouro. Se houver cortes de gastos, seus
programas de investimento de capital serão cortados. O que os eleitores querem
é o melhor dos dois mundos. Os serviços públicos são administrados como
serviços públicos, mas com todo o dinamismo e autonomia de estar no setor
privado, não menos do que isso também para o investimento ser vital. Parece
impossível, mas propostas do Big Innovation Centre’s Purposeful Company
Taskforce, mostram que existe uma maneira de reter esses objetivos
aparentemente inconciliáveis - e sem gastar dinheiro.
O governo deve criar uma
nova categoria de empresa - a empresa de benefícios públicos (PBC, na sigla em
inglês) - que escreveria em sua constituição que seu objetivo é a prestação do
benefício público ao qual a lucratividade é subordinada. Por exemplo, o
propósito de uma empresa de água seria entregar a melhor água o mais barato
possível e não retirar dividendos excessivos através de um paraíso fiscal. O
próximo passo seria estabelecer uma fundação para cada empresa de utilidade privatizada
como condição para obter licença de operação, exigindo que seja incorporada
como uma empresa de benefícios públicos.
A participação da
fundação daria ao governo o direito de nomear administradores não executivos
independentes, cujo papel seria verificar se os objetivos de interesse público
do PBC estão sendo cumpridos como prometido.
Isso incluiria assegurar
que a empresa permaneceu domiciliada no Reino Unido para fins fiscais e garante
que os consumidores, os interesses sociais e público foram priorizados.
Os diretores não
executivos se envolveriam diretamente com os grupos de defesa do consumidor
cujo mandato é ser uma caixa ressonante dos interesses dos consumidores, mas,
no momento, são pouco mais do que lojas falantes que entregam um relatório
independente a um escritório de serviços públicos a cada ano, confirmando que o
interesse público está sendo correspondido. É importante ter um terceiro ator
independente: os reguladores, por mais que tenham boas intenções, facilmente
vêem o mundo do ponto de vista da indústria
regulam.
Como as empresas
permaneceriam de propriedade de acionistas privados, seus empréstimos não
seriam classificados como dívida pública. Os acionistas que existem hoje
permaneceriam acionistas, e seus direitos de voto e dividendos continuariam
intactos. Portanto, não haveria a necessidade de compensá-los - em suma, de
pagar £ 170 bilhões na compra dos ativos de volta. Na verdade, o escopo de
empréstimo poderia ser usado para financiar uma onda de novos investimentos em
nossos serviços públicos.
Mas a obrigação da nova
empresa seria para os seus usuários em primeiro lugar, e seria livre para
emprestar sem qualquer restrição do Tesouro. Nem qualquer secretário de estado
seria atraído para o funcionamento operacional das indústrias - uma das
principais razões pela qual a nacionalização do estilo [Clement] ttlee falhou.
Inevitavelmente, as decisões se politizam.
O objetivo seria
combinar o melhor dos setores público e privado. Se as empresas não entregarem
o que prometem, deve haver um sistema bem definido de penas escalonadas,
começando com o direito de processar e terminando com a tomada de todos os bens
em propriedade pública se negligenciar persistentemente suas obrigações. Nesse
último caso, o custo para o Estado será muito menor, porque o preço da ação
cairá, ficando comprovado que estava operando sob condições ilegais.
A Grã-Bretanha criaria
uma nova classe de empresas. Na verdade, há a oportunidade de começar agora. Se
Virgin e Stagecoach não puderem cumprir suas obrigações contratuais na linha
East Coast, a empresa deve ser reincorporada como uma empresa de benefícios
públicos. Os acionistas permaneceriam, mas o conselho recém-constituído tomaria
todas as decisões de interesse do público dos usuários de transporte garantido
pelos diretores independentes, os grupos de defesa do consumidor e os serviços
públicos - para que o contribuinte possa confiar ou gastar seu dinheiro
devidamente. Corbyn e John McDonnell têm uma maneira de entregar o que o
eleitorado quer - e ainda manter as indústrias fora do balanço público. O
círculo pode ser quadrado.
• Will Hutton escreve para o Observer, é
diretor do Hertford College, Oxford e presidente do Big Innovation Centre
• Esta é uma versão
editada da conversa de Will Hutton TED da noite para os deputados do Grupo do
Partido Tribune, a primeira de uma série destinada a desenvolver novas idéias
políticas
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