Pular para o conteúdo principal

Sobre o livro: Oswaldo Aranha - A Estrela da Revolução

Por Andre Araujo
OSWALDO ARANHA - A ESTRELA DA REVOLUÇÃO - Editora Mandarim - 440 paginas, por Aspasia Camargo, João Hermes Pereira de Araujo e Mario Henrique Simonsen - Um classico biografico de um dos maiores politicos brasileiros de todos os tempos, revolucionario, parlamentar, administrador, diplomata, financista.
Oswaldo Aranha tinha DNA paulista, descendente dos Barões de Campinas mas gaucho de Alegrete, foi um dos lideres da Revolução de 30, companheiro de Getulio mas nunca seu vassalo, foi em 1931 Ministro da Justiça, logo depois da Fazenda, reorganizou e consolidou toda a divida externa, um caos na época, as Prefeituras e Estados podiam emitir bonus no exterior livremente, sem necessidade de autorização federal, realizou os Funding Loans para unificar as dezenas de emissões, reduzindo seu custo, brigou com Getulio em 1934, um dos inumeros rompimentos com o Chefe do Governo Provisorio que todavia o mandou para Washington como Embaixador, seu papel na politica internacional em torno da Segunda Guerra como Chanceler foi um dos maiores eventos da diplomacia brasileira ao convocar e liderar a Conferencia do Rio de Janeiro de 1942, que definu a posição da America Latina no conflito mundial. Rompeu novamente com Getulio em 1944 mas voltou a diplomacia de primeiro nivel em 1947 como um dos fundadores da ONU e presidente de sua primeira Assembleia Geral, com o Governo eleito de Vargas retorna como Ministro da Fazenda em 1953 quando em pouco tempo fez grandes realizações, novamente na reestruturação da divida externa.
No livro Aspasia Camargo reve o papel politico de Aranha, João Hermes de Araujo escreve sobre Aranha diplomata e Mario Henrique Simonsen sobre as duas gestões de Aranha no Ministerio da Fazenda, separadas por longo periodo.
Lider polemico, Oswaldo Aranha seria um natural Presidente da Republica se não tivesse morrido tão cedo, em 1960. Homem charmoso e cativante, sua relação com Getulio foi sempre complicada, Getulio via nele um auxiliar indispensavel mas tambem um permanente rival e desafiador.
Figura chave nas relações Brasil EUA no Seculo XX, inaugurou uma dinastia de Embaixadores nos EUA, sua esposa, sua filha e sua neta foram as tres Embaixatrizes em Washington cobrindo um periodo de 70 anos, seu genro Sergio Correia da Costa foi Embaixador nos EUA e o genro de seu genro Rubens Barbosa tambem foi.
Aranha foi o Ministro das Relações Exteriores brasileiro de maior impacto na politica internacional no Seculo XX mas tambem foi um excepcional Ministro da Fazenda em dois periodos conturbados quando formulou e executou politicas inovadoras com maestria e ousadia.
Como se fosse pouco, foi um dos cabeças principais da Revolução de 1930, que mudou e modernizou o Brasil, criou novas instituições e transformou o Pais de rural em urbano.
O livro, alem de ser uma biografia de um só homem em tres papeis diferentes, é tambem um painel muito dem descrito da evolução do Brasil entre 1930 e 1960, periodo crucial de nossa Historia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a luta por liberdade acadêmica é a luta pela democracia

Por Judith Butler Muitos acadêmicos se encontram sujeitos à censura, à prisão e ao exílio. Perderam seus cargos e se preocupam se algum dia poderão dar continuidade às suas pesquisas e aulas. Foram privados de seus cargos por causa de suas posições políticas, ou às vezes, por pontos de vista que supõem que tenham ou que lhes é atribuído, mas que não eles não têm. Perderam também a carreira. Pode-se perder um cargo acadêmico por várias razões, mas aqueles que são forçados a deixar seu país e seu cargo de trabalho perdem também sua comunidade de pertencimento. Uma carreira profissional representa um histórico acumulado de uma vida de pesquisa, com um propósito e um compromisso. Uma pessoa pensa e estuda de determinada maneira, se dedica a uma linha de pesquisa e a uma comunidade de interlocutores e colaboradores. Um cargo em um departamento de uma universidade possibilita a busca por uma vocação; oferece o suporte essencial para escrever, ensinar e pesquisar; paga o salário que lib

54 museus virtuais para você visitar

American Museum of Natural History ; My studios ; Museu Virtual Gentileza ;

O mundo como fábula, como perversidade e como possibilidade: Introdução geral do livro "Por uma outra globalização" de Milton Santos

Por Milton Santos Vivemos num mundo confuso e confusamente percebido. Haveria nisto um paradoxo pedindo uma explicação? De um lado, é abusivamente mencionado o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, das quais um dos frutos são os novos materiais artificiais que autorizam a precisão e a intencionalidade. De outro lado, há, também, referência obrigatória à aceleração contemporânea e todas as vertigens que cria, a começar pela própria velocidade. Todos esses, porém, são dados de um mun­do físico fabricado pelo homem, cuja utilização, aliás, permite que o mundo se torne esse mundo confuso e confusamente percebido. Explicações mecanicistas são, todavia, insuficientes. É a maneira como, sobre essa base material, se produz a história humana que é a verdadeira responsável pela criação da torre de babel em que vive a nossa era globalizada. Quando tudo permite imaginar que se tornou possível a criação de um mundo veraz, o que é imposto aos espíritos é um mundo de fabulações, q