Por Fernando Brito
Recebi e copio aqui um
texto da maior importância, que deve ser lido por todos os que ainda duvidam da
presença de grupos organizados de provocadores e por gente contrária ao Brasil
que se aproveita dos desejos generosos que movem os jovens que estão se
manifestando em todo o Brasil.
Tem boi na linha.
#changebrazil? Qual seus interesses?
“Quanto mais pessoas
colocarem pressão sobre o Brasil, mais rápido o Brasil terá que se dobrar” Diz porta-voz anônimo do movimento
ChangeBrazil
Nem tudo que está
acontecendo parece ser espontâneo. Qualquer pessoa que já tenha trabalhado com
planejamento de campanha publicitária, especialmente online, sabe que algo
assim é possível. Não é tão diferente de planejar o lançamento de um filme ou
turnê para o público jovem.
Há um movimento na
internet, que surgiu no dia 14 de junho, voltado principalmente para jovens,
chamado #changebrazil (surgiu assim mesmo, em inglês). Em português o nome do
movimento é Muda Brasil. Esse movimento postou vídeos, aparentemente
espontâneos, que foram vistos por mais de 1 milhão de pessoas, a maioria deles
jovens (muitos secundaristas) que estão indo para as manifestações em clima de
festa e máscara V de Vingança.
Na quinta-feira, dia 13
de junho a polícia de Geraldo Alckmin (PSDB)
reprimiu de forma violenta manifestantes do Movimento Passe Livre,
cidadãos e jornalistas. Logo no dia seguinte a grande imprensa passou a
defender o movimento e surgiu um vídeo, em inglês, com legendas em inglês, que
se intitulava “Please Help us” (Por favor, nos ajude). O vídeo, com um narrador
com visual rebelde (alguém sabe quem ele é?) que já foi visto por mais de 1
milhão e 300 mil pessoas, passa rapidamente sobre tarifa de ônibus, critica a
mídia e estimula aos jovens o ódio contras os políticos, enaltece o STF e
estimula quem ver o vídeo a espalhá-lo e debater o assunto na internet. Sugiro
que quem não entende o clima da juventude no protesto ou que tem ilusões de que
eles são de esquerda, o assista. http://youtu.be/AIBYEXLGdSg
O vídeo parece simples,
mas a iluminação e fundo é profissional, foi feito em estúdio, e se prestar
atenção, verá que o manifestantes (alguém o conhece?) de inglês perfeito, está lendo um teleprompter. O vídeo é
feito em inglês, mas a maioria dos comentários é de brasileiros. Não há acessos
a estatísticas. O vídeo foi feito e visto provavelmente por brasileiros,
jovens, de classe média e alta que falam inglês. Fala da Copa do Mundo (preste
atenção: todos falarão). E termina dizendo que “o povo é mais forte que aqueles
eleitos para governá-los”.
Que movimento pelo Passe Livre faria um vídeo em inglês ? Que é esse
sujeito? Quem pagou essa produção, feita em estúdio com teleprompter?
http://youtu.be/AIBYEXLGdSg
As dicas sobre quem ele
é o que as pessoas que estão por trás disso querem estão no segundo vídeo,
postado durante as manifestações de segunda-feira. Este fala em português. Carregado de sotaque,
celebra a tomada do Congresso Nacional por “protestantes” (sic). Esse vídeo foi
menos visto, mas não pouco visto, são 66 mil pessoas. http://youtu.be/z-naoGBSX9Y
Ele dá parabéns pela manifestação, pelas pessoas mostrarem que “amam” seu país.
E segue para dar instruções. Cita as hashtags #changebrazil e o #brazilacordou.
Diz que o público não pode se desconcentrar nisso pelo gol do Neymar, ou pelo
BBB. Diz que não devem falar de outros assuntos. Mas ao mesmo tempo a mensagem
é vazia além de “Muda Brasil”. Ele se refere sempre sobre o que acontece como
isso. E no minuto 2:06 ele diz para as pessoas fazerem o material para o
exterior porque “quanto mais pessoas colocarem pressão sobre o Brasil, mais
rápido o Brasil terá que se dobrar”.
Que movimento é esse que quer mudar o Brasil fazendo ele se dobrar?
Ele mistura nas pautas
do seu “movimento coisas que todos defendem, como contra a corrupção, e mais
verbas para saúde e educação. Talvez por “coincidência” as mesmas pautas
centrais, com a mesma linha de discurso foi postada em um vídeo suspostamente
feito pelo grupo Anonymous justamente quando as tarifas iam baixar para propor
novas causas. Ele já foi visto por 1 milhão e 400 mil pessoas
http://youtu.be/v5iSn76I2xs Importante lembrar que como os vídeos do Anonymous
usam imagem padrão e voz falada por digitada pelo Google, e são postadas em
contas do Youtube aleatórias qualquer um pode fazer um vídeo se dizendo
Anonymous.
O nosso amigo de sotaque
não é o único vídeo que veio de fora. Já ficou famoso o vídeo de uma menina
bonitinha, Carla Dauden, uma brasileira que mora em Los Angeles, falando contra
a Copa do Mundo. Na descrição do vídeo ela diz que tinha feito o vídeo antes
dos protestos (talvez para justificar a produção apurada), mas postou no dia 17
de junho . Carla diz Mais de 2 milhões de pessoas o viram. De novo, em inglês
com legendas. Pretensamente para o exterior, mas de novo a maioria dos
comentários é brasileiro. Ou seja, são para jovens que falam inglês. Diz
mentiras como que os custos do evento teriam sido 30 bilhões de dólares, o que
parece que os estádios custaram isso. Quando na verdade os custos reais são 28
bilhões de dólares, a maior parte em obras de mobilidade urbana, não estádios –
veja o vídeo aqui http://youtu.be/ZApBgNQgKPU
Mas quem está checando acusações?
Prestem atenção. A soma
de apenas esses 3 vídeos somente deu 5 milhões de visualizações no Youtube.
Dê uma busca por changebrazil
ou Muda Brasil, o nome dos vídeos em português do “movimento” que quer dobrar o
Brasil no Youtube, e descubra você mesmo. Será que está acontecendo um 1964
2.0?
“Quanto mais pessoas
colocarem pressão sobre o Brasil, mais rápido o Brasil terá que se dobrar”, diz
porta-voz anônimo do movimento ChangeBrazil
Nem tudo que está
acontecendo parece ser espontâneo. Qualquer pessoa que já tenha trabalhado com
planejamento de campanha publicitária, especialmente online, sabe que algo
assim é possível. Não é tão diferente de planejar o lançamento de um filme ou
turnê para o público jovem.
Há um movimento na
internet, que surgiu no dia 14 de junho, voltado principalmente para jovens,
chamado #changebrazil (surgiu assim mesmo, em inglês). Em português o nome do
movimento é Muda Brasil. Esse movimento postou vídeos, aparentemente
espontâneos, que foram vistos por mais de 1 milhão de pessoas, a maioria deles
jovens (muitos secundaristas) que estão indo para as manifestações em clima de
festa e máscara V de Vingança.
Na quinta-feira, dia 13
de junho a polícia de Geraldo Alckmin (PSDB)
reprimiu de forma violenta manifestantes do Movimento Passe Livre,
cidadãos e jornalistas. Logo no dia seguinte a grande imprensa passou a defender
o movimento e surgiu um vídeo, em inglês, com legendas em inglês, que se
intitulava “Please Help us” (Por favor, nos ajude). O vídeo, com um narrador
com visual rebelde (alguém sabe quem ele é?) que já foi visto por mais de 1
milhão e 300 mil pessoas, passa rapidamente sobre tarifa de ônibus, critica a
mídia e estimula aos jovens o ódio contras os políticos, enaltece o STF e
estimula quem ver o vídeo a espalhá-lo e debater o assunto na internet. Sugiro
que quem não entende o clima da juventude no protesto ou que tem ilusões de que
eles são de esquerda, o assista. http://youtu.be/AIBYEXLGdSg
O vídeo parece simples,
mas a iluminação e fundo é profissional, foi feito em estúdio, e se prestar
atenção, verá que o manifestantes (alguém o conhece?) de inglês perfeito, está
lendo um teleprompter. O vídeo é feito em inglês, mas a maioria dos comentários
é de brasileiros. Não há acessos a estatísticas. O vídeo foi feito e visto
provavelmente por brasileiros, jovens, de classe média e alta que falam inglês.
Fala da Copa do Mundo (preste atenção: todos falarão). E termina dizendo que “o
povo é mais forte que aqueles eleitos para governá-los”.
Que movimento pelo Passe
Livre faria um vídeo em inglês ? Que é esse sujeito? Quem pagou essa produção,
feita em estúdio com teleprompter? http://youtu.be/AIBYEXLGdSg
As dicas sobre quem ele
é o que as pessoas que estão por trás disso querem estão no segundo vídeo,
postado durante as manifestações de segunda-feira. Este fala em português. Carregado de sotaque,
celebra a tomada do Congresso Nacional por “protestantes” (sic). Esse vídeo foi
menos visto, mas não pouco visto, são 66 mil pessoas.
http://youtu.be/z-naoGBSX9Y Ele dá parabéns pela manifestação, pelas pessoas
mostrarem que “amam” seu país. E segue para dar instruções. Cita as hashtags
#changebrazil e o #brazilacordou. Diz que o público não pode se desconcentrar
nisso pelo gol do Neymar, ou pelo BBB. Diz que não devem falar de outros
assuntos. Mas ao mesmo tempo a mensagem é vazia além de “Muda Brasil”. Ele se
refere sempre sobre o que acontece como isso. E no minuto 2:06 ele diz para as
pessoas fazerem o material para o exterior porque “quanto mais pessoas
colocarem pressão sobre o Brasil, mais rápido o Brasil terá que se dobrar”.
Comentários
Postar um comentário