Pular para o conteúdo principal

Concentrador de células solares obtém a maior taxa de eficiência de conversão do mundo

Da Redação GGN
Jornal GGN – A Sharp atingiu a maior taxa de eficiência de conversão solar do mundo, de 44,4%, usando um concentrador de células solares compostas de tripla junção.
A medição do valor que estabelece o recorde de eficiência de conversão concentrada do mundo  foi confirmada no Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar (ISE), na Alemanha.
Essas células são usadas em um sistema concentrador baseado em lente, que foca a luz solar sobre as células para gerar eletricidade.
A descoberta surgiu por meio de pesquisa e desenvolvimento (P&D), parte do projeto "P&D em células solares inovadoras", promovido pela New Energy and Industrial Technology Development Organization (NEDO), agência do governo japonês que promove a competitividade industrial no país.
Células solares compostas geralmente obtêm uma alta eficiência de conversão quando utilizam camadas de fotoabsorção feitas a partir de compostos de vários elementos, como índio e gálio.
Os concentradores de células solares de tripla junção da empresa usam uma tecnologia patenteada que faz a conversão eficiente da radiação solar em eletricidade por meio de uma pilha de fotoabsorção de três camadas, cuja extremidade inferior é feita de InGaAs (arsenieto de gálio índio).
Para alcançar uma eficiência de conversão concentrada de 44,4%, a Sharp ampliou a superfície de células concentradoras eficazes para garantir a uniformidade da largura na interface do concentrador de células e eletrodos conectados.
Graças a sua alta eficiência de conversão, as células solares compostas até agora têm sido usadas principalmente em satélites espaciais. De olho no futuro, a empresa pretende aproveitar esse sucesso de desenvolvimento e usar células solares compostas mais viáveis em aplicações terrestres.
Com informações do Phys.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a luta por liberdade acadêmica é a luta pela democracia

Por Judith Butler Muitos acadêmicos se encontram sujeitos à censura, à prisão e ao exílio. Perderam seus cargos e se preocupam se algum dia poderão dar continuidade às suas pesquisas e aulas. Foram privados de seus cargos por causa de suas posições políticas, ou às vezes, por pontos de vista que supõem que tenham ou que lhes é atribuído, mas que não eles não têm. Perderam também a carreira. Pode-se perder um cargo acadêmico por várias razões, mas aqueles que são forçados a deixar seu país e seu cargo de trabalho perdem também sua comunidade de pertencimento. Uma carreira profissional representa um histórico acumulado de uma vida de pesquisa, com um propósito e um compromisso. Uma pessoa pensa e estuda de determinada maneira, se dedica a uma linha de pesquisa e a uma comunidade de interlocutores e colaboradores. Um cargo em um departamento de uma universidade possibilita a busca por uma vocação; oferece o suporte essencial para escrever, ensinar e pesquisar; paga o salário que lib

O mundo como fábula, como perversidade e como possibilidade: Introdução geral do livro "Por uma outra globalização" de Milton Santos

Por Milton Santos Vivemos num mundo confuso e confusamente percebido. Haveria nisto um paradoxo pedindo uma explicação? De um lado, é abusivamente mencionado o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, das quais um dos frutos são os novos materiais artificiais que autorizam a precisão e a intencionalidade. De outro lado, há, também, referência obrigatória à aceleração contemporânea e todas as vertigens que cria, a começar pela própria velocidade. Todos esses, porém, são dados de um mun­do físico fabricado pelo homem, cuja utilização, aliás, permite que o mundo se torne esse mundo confuso e confusamente percebido. Explicações mecanicistas são, todavia, insuficientes. É a maneira como, sobre essa base material, se produz a história humana que é a verdadeira responsável pela criação da torre de babel em que vive a nossa era globalizada. Quando tudo permite imaginar que se tornou possível a criação de um mundo veraz, o que é imposto aos espíritos é um mundo de fabulações, q

54 museus virtuais para você visitar

American Museum of Natural History ; My studios ; Museu Virtual Gentileza ;