Pular para o conteúdo principal

Utilidade pública: para você que comprou o leite adulterado

Por Lourdes Nassif
Idec orienta consumidores que foram prejudicados por leite adulterado
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) realizou a Operação Leite Compen$ado no dia 8 de maio, contra a adulteração no leite. A investigação tinha como foco as empresas de transporte, que adulteravam o produto entregue à indústria para aumentar os lucros. A fraude foi identificada pelo SIF (Superintendência de Inspeção Federal), que tem a função de fiscalizar a qualidade do produto desde 2007.
Mesmo com a conclusão, da Superintendência Federal da Agricultura no Rio Grande do Sul, tenha sido que a fraude não ocorria nas indústrias, mas sim no transporte, as empresas produtoras não cumpriram sua função, já que não identificaram adulteração do leite, sua matéria prima. Assim, conforme explica o Idec, de acordo com o artigo 12 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), as indústrias são responsáveis pela adulteração do produto, independentemente da existência de culpa.
O Ministério da Agricultura determinou o recolhimento de lotes das marcas envolvidas na operação. O consumidor que comprou leite de marcas e lotes envolvidos no problema, deverá trocar o produto ou requerer o ressarcimento do valor pago ao estabelecimento onde o adquiriu, apresentando o comprovante de compra do produto, que pode ser nota ou cupom fiscal.
Se o consumidor ainda tiver o produto, mas não o comprovante de compra, poderá entrar em contato com a empresa fabricante e requisitar o ressarcimento do valor pago. Já aquele que tiver consumido o produto e tenha sofrido danos em decorrência da adulteração, poderá entrar com ação judicial para requerer indenização em decorrência de danos sofridos.
Para a ação, o consumidor deverá invocar o artigo 14 do CDC. A própria legislação garante ao consumidor o ressarcimento integral caso tenha sido lesado, ou seja, se ele for internado ou tenha gasto dinheiro com remédios por ter ingerido o produto em questão, terá o direito ao ressarcimento desses valores.
O CDC, em seu artigo 8, diz que “os produtos e serviços colocados no mercado de consumo não acarretarão riscos à saúde ou segurança dos consumidores”. Mas, como alerta o critério, verifica-se que em muitas ocasiões os consumidores sofrem com o descaso de algumas empresas no tocante à segurança do produto que colocam no mercado. “O CDC estabelece que o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados por defeitos de fabricação, manipulação, apresentação ou acondicionamentos de produtos”, explica o advogado do Idec Daniel Mendes.
Com base no CDC, o consumidor que se sentir lesado (ou que efetivamente o foi) pode ingressar com ação judicial para obter a reparação dos danos causados pelo produto defeituoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a luta por liberdade acadêmica é a luta pela democracia

Por Judith Butler Muitos acadêmicos se encontram sujeitos à censura, à prisão e ao exílio. Perderam seus cargos e se preocupam se algum dia poderão dar continuidade às suas pesquisas e aulas. Foram privados de seus cargos por causa de suas posições políticas, ou às vezes, por pontos de vista que supõem que tenham ou que lhes é atribuído, mas que não eles não têm. Perderam também a carreira. Pode-se perder um cargo acadêmico por várias razões, mas aqueles que são forçados a deixar seu país e seu cargo de trabalho perdem também sua comunidade de pertencimento. Uma carreira profissional representa um histórico acumulado de uma vida de pesquisa, com um propósito e um compromisso. Uma pessoa pensa e estuda de determinada maneira, se dedica a uma linha de pesquisa e a uma comunidade de interlocutores e colaboradores. Um cargo em um departamento de uma universidade possibilita a busca por uma vocação; oferece o suporte essencial para escrever, ensinar e pesquisar; paga o salário que lib

O mundo como fábula, como perversidade e como possibilidade: Introdução geral do livro "Por uma outra globalização" de Milton Santos

Por Milton Santos Vivemos num mundo confuso e confusamente percebido. Haveria nisto um paradoxo pedindo uma explicação? De um lado, é abusivamente mencionado o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, das quais um dos frutos são os novos materiais artificiais que autorizam a precisão e a intencionalidade. De outro lado, há, também, referência obrigatória à aceleração contemporânea e todas as vertigens que cria, a começar pela própria velocidade. Todos esses, porém, são dados de um mun­do físico fabricado pelo homem, cuja utilização, aliás, permite que o mundo se torne esse mundo confuso e confusamente percebido. Explicações mecanicistas são, todavia, insuficientes. É a maneira como, sobre essa base material, se produz a história humana que é a verdadeira responsável pela criação da torre de babel em que vive a nossa era globalizada. Quando tudo permite imaginar que se tornou possível a criação de um mundo veraz, o que é imposto aos espíritos é um mundo de fabulações, q

54 museus virtuais para você visitar

American Museum of Natural History ; My studios ; Museu Virtual Gentileza ;