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Forbes destaca importância das universidades brasileiras

Por Marco Antonio L.
Artigo da 'Forbes' destaca importância das universidades no Brasil
Para revista, líderes globais com interesse no Brasil precisam conhecer o ensino superior do País
Um artigo publicado no site da revista Forbes nesta sexta-feira afirma que as universidades brasileiras desempenham um papel importante no momento positivo do País e serão ainda mais importantes no futuro. "(O Brasil) vai fazer inúmeras contribuições e muitas virão de, e quase todas estarão conectadas, a um setor que atrai pouca atenção da grande mídia - a academia", diz o texto, assinado pelo jornalista Ricardo Geromel e pelo empresário americano Luke Barbara, baseado em São Paulo.
Segundo a revista, a atenção no Brasil está focada no crescimento econômico e nas políticas de relações exteriores, em empresas como Embraer e Petrobras e em eventos globais como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. "Muitas pessoas fora dos círculos acadêmicos não ouviram falar das universidades do Brasil e de seu importante papel no sucesso do País através da educação, liderança e inovação tecnológica."
O artigo destaca a importância de qualquer líder que deseja entender o brasil de se familiarizar com a educação superior do País. A revista comenta que aqui, ao contrário dos Estados Unidos, são as universidades públicas que mostram melhor qualidade e destaque internacional e que tem sistemas de seleção rigorosos e competitivos.
Um exemplo usado pela publicação é a relação entre o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e a fabricante de aviões Embraer, que começou nos anos 50. "A poderosa combinação do ITA como uma universidade focada em tecnologia e a agência governamental CTA (Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, que hoje se chama Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) deu origem com sucesso à então estatal Embraer, a qual foi privatizada. Hoje, a Embraer é uma empresa global de aviação de US$ 6 bilhões e o ITA é chamado por muitos de 'MIT do Brasil'", diz a publicação, se referindo a uma das melhores universidades do planeta. A revista afirma ainda que o sucesso acadêmico brasileiro vai além da área aeroespacial.
A Forbes cita também que as universidades brasileiras têm parcerias de longa data com as melhores instituições de ensino do mundo e novas iniciativas são lançadas com frequência cada vez maior no País. "A academia brasileira precisa do conhecimento, talento e polinização de ideias de outras instituições e pesquisadores ao redor do planeta. Mutualmente, ela contribui nessa troca repartindo a criatividade, inovação e liderança de pensamento com o resto do globo."
A revista cita, por exemplo, o Centro David Rockefeller de Estudos da América Latina, de Harvard, que estabeleceu um escritório em São Paulo, e a Universidade do Sul da Califórnia, que recentemente lançou um posto avançado para recrutar estudantes brasileiros. Por outro lado, a USP e a Universidade do Estado de Ohio mantêm uma parceria de 49 anos de pesquisa e intercâmbio de estudantes em ciências e tecnologias de agricultura.
Indústria da educação
A publicação americana afirma também que o ensino superior é um grande negócio em si mesmo. A busca por um diploma levou ao crescimento de um setor multibilionário no País. O artigo cita a compra da Anhanguera Educacional pela Kroton Educacional, que vai pagar US$ 2,48 bilhões pela primeira para formar uma empresa de US$ 6 bilhões.
Mas o texto não é só elogios às universidades brasileiras. Segundo a revista, o País precisa melhorar seu "ecossistema educacional" para encontrar as habilidades, conhecimento e inovação para melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos e subir mais alto no cenário mundial. Para isso, afirma a publicação, é necessário um esforço estatal e privado, e muitos empresários apostam que a classe média que emerge no Brasil vai abrir sua carteira para investir em educação.
"Políticas mundiais, liderança econômica, produção energética e segurança alimentar são apenas algumas de muitas áreas nas quais o Brasil vai não apenas contribuir, mas provavelmente liderar no século 21. Influenciadores globais e líderes econômicos devem entender a importância da academia brasileira e se engajar ativamente com instituições de ensino superior que estão criando ideias, tecnologias e líderes que vão moldar o Brasil e, portanto, o mundo".

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