Pular para o conteúdo principal

Família pode ter mais de um bem impenhorável, decide Superior Tribunal de Justiça

Por Sandra O. Monteiro
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que quando um devedor tiver dois bens, e ambos forem para uso da família, estes não podem ser penhorados. A decisão foi favorável ao recurso do Ministério Público de Minas Gerais (MP/MG) e contrária à decisão do Tribunal de Justiça do Estado, que havia entendido que a impenhorabilidade do bem de família só recairia  sobre um imóvel.
No caso em que foi dada a decisão, o devedor possui dois imóveis. Em um, mora com sua esposa. Noutro, moram suas filhas de um outro relacionamento e a mãe delas. Diante dos fatos, o tribunal entendeu que ambos os bens seriam impenhoráveis. De acordo com o relator do recurso, ministro Villas Bôas Cueva, o conceito de bem de família “não se destina a proteger a família em sentido estrito, mas sim a resguardar o direito fundamental à moradia, com base no princípio da dignidade da pessoa humana”.
A decisão da terceira turma do STJ é inovadora porque amplia a noção de entidade familiar para o entendimento do que seja bem de família.
O relator ainda acresceu o entendimento de que “no caso de separação dos membros da família, como na hipótese, a entidade familiar, para efeitos de impenhorabilidade de bem, não se extingue, ao revés, surge em duplicidade: uma composta pelos cônjuges, e outra composta pelas filhas de um deles”. Para ele, o conceito de “entidade familiar deve ser entendido à luz das alterações sociais que atingiram o direito de família”. 
Bem de família
Por bem de família (art.1711 a art. 1722 do Código Civil) se entende o imóvel residencial próprio do casal ou da entidade familiar que não pode ser penhorado por motivo de dívida de qualquer de qualquer natureza (civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outro tipo). Pode ser a casa em que a família tem domicílio ou mesmo o local de uso profissional. Abrange também todos os elementos que compõem o imóvel, como: construções, plantações, piscinas e móveis, desde que quitados (artigo 1º, da Lei 8009/90). Se o imóvel for rural, no entanto, restringe-se à sede da moradia e aos bens que nela estejam a não ser que com exceção da pequena propriedade rural que é totalmente impenhorável caso seja destinada ao trabalho familiar (art. 5º, XXVI da CF/88).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a luta por liberdade acadêmica é a luta pela democracia

Por Judith Butler Muitos acadêmicos se encontram sujeitos à censura, à prisão e ao exílio. Perderam seus cargos e se preocupam se algum dia poderão dar continuidade às suas pesquisas e aulas. Foram privados de seus cargos por causa de suas posições políticas, ou às vezes, por pontos de vista que supõem que tenham ou que lhes é atribuído, mas que não eles não têm. Perderam também a carreira. Pode-se perder um cargo acadêmico por várias razões, mas aqueles que são forçados a deixar seu país e seu cargo de trabalho perdem também sua comunidade de pertencimento. Uma carreira profissional representa um histórico acumulado de uma vida de pesquisa, com um propósito e um compromisso. Uma pessoa pensa e estuda de determinada maneira, se dedica a uma linha de pesquisa e a uma comunidade de interlocutores e colaboradores. Um cargo em um departamento de uma universidade possibilita a busca por uma vocação; oferece o suporte essencial para escrever, ensinar e pesquisar; paga o salário que lib

54 museus virtuais para você visitar

American Museum of Natural History ; My studios ; Museu Virtual Gentileza ;

O mundo como fábula, como perversidade e como possibilidade: Introdução geral do livro "Por uma outra globalização" de Milton Santos

Por Milton Santos Vivemos num mundo confuso e confusamente percebido. Haveria nisto um paradoxo pedindo uma explicação? De um lado, é abusivamente mencionado o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, das quais um dos frutos são os novos materiais artificiais que autorizam a precisão e a intencionalidade. De outro lado, há, também, referência obrigatória à aceleração contemporânea e todas as vertigens que cria, a começar pela própria velocidade. Todos esses, porém, são dados de um mun­do físico fabricado pelo homem, cuja utilização, aliás, permite que o mundo se torne esse mundo confuso e confusamente percebido. Explicações mecanicistas são, todavia, insuficientes. É a maneira como, sobre essa base material, se produz a história humana que é a verdadeira responsável pela criação da torre de babel em que vive a nossa era globalizada. Quando tudo permite imaginar que se tornou possível a criação de um mundo veraz, o que é imposto aos espíritos é um mundo de fabulações, q