Por Bruno
Marinoni, do Observatório do Direito à Comunicação
A campanha “Banda Larga é um direito seu” lançou na
quarta-feira (20/3) uma nota criticando a proposta estudada pelo governo Dilma
de trocar bens da União concedidos a empresas de telecomunicação por metas de
investimento que ampliem o patrimônio privado desses grupos. Os chamados “bens
reversíveis” tem prazo previsto para retornarem ao controle direto do Estado em
2025. Todavia, a sociedade civil desconfia que os sucessivos governos têm sido
negligentes na fiscalização do setor e não feito levantamentos com informações
precisas sobre o setor.
A sociedade civil já solicitou à Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel) um documento que apresente esses bens. A lista
entregue pelo órgão, porém, é criticada pela Proteste (Associação Brasileira de
Defesa do Consumidor) por não apresentar o endereço dos imóveis, não permitindo
a conferência das informações.
Segundo a advogada Flávia Lefèvre, membro da Proteste,
as redes de telecomunicação que foram implantadas por meio do dinheiro público
(ou, posteriormente, da exploração de bens públicos concedidos) e que
sobreviveram à privatização do setor realizada durante o governo FHC são
importantes para que o Estado possa garantir a universalização de serviços
previstos constitucionalmente e a competição no mercado. “Se o Paulo Bernardo
entregar as redes às empresas, como a União vai exercer sua obrigação?”,
questiona.
Ministério e Anatel
não falam
A advogada diz ver ilegalidade e contradição na postura
do governo federal. “O PT sempre se colocou contra a privatização e vai fazer
algo mais radical do que foi feito pelo PSDB”, afirma. Para ela, o governo
deveria fazer cumprir as diretrizes de universalização e competição, apontadas
no Decreto 7.175, assinado em 2010 pelo governo Lula, que institui o Plano
Nacional de Banda Larga (PNBL). A campanha lançou, logo após a publicação de
sua nota, uma proposta de universalização da banda larga.
O Ministério das Comunicações e a Anatel foram
procurados para se pronunciar sobre o conteúdo da nota, mas se negaram. O
MiniCom afirmou que o ministro, que seria a pessoa designada para responder, se
encontra em viagem. A Anatel justificou-se afirmando ser apenas órgão
executivo.
Segue o
conteúdo da nota:
Governo Dilma prepara nova privatização das
telecomunicações: o que restou de FHC
A história nos prega peças. O ministro das Comunicações
do governo Dilma, ligado ao Partido dos Trabalhadores, cogita a possibilidade
de doar bilhões em bens considerados públicos às teles em troca de
investimentos em redes de fibra óptica das próprias empresas. A infraestrutura
essencial para os serviços de telecomunicações, minimamente preservada na
privatização de FHC, será entregue às mesmas operadoras para que estas façam
aquilo que deveria ser obrigação da prestação do serviço.
Quando o sistema Telebras foi vendido, em 1998, a
telefonia fixa passou a ser prestada por concessionárias. Essas empresas
receberam da estatal toda a infraestrutura necessária à operação do serviço, a
qual foi comprada por alguns bilhões de reais. Definiu-se um prazo para as
concessões e os bens a ela relacionados foram regulados como reversíveis, isto
é, devem voltar à União ao final dos contratos de concessão para nova
licitação. São bens submetidos ao interesse público, que retornam à posse do
Poder Público para que, terminada a concessão, a União defina com quem e como
deve se dar continuidade à prestação, já que é ela a responsável pelo serviço
de acordo com a Constituição Federal.
Esse modelo de concessão foi adotado em razão de uma
escolha crucial do governo FHC, a aplicação de regime jurídico ao serviço de
telefonia fixa condizente com sua essencialidade – o regime público. Ele permite
ao Estado exigir metas de universalização e modicidade tarifária das empresas
concessionárias, além de regular as redes do serviço como reversíveis.
Telefonia fixa
passaria ao regime privado
Antes da privatização, de 1995 a 1998, foram investidos
bilhões de recursos públicos para preparar as empresas para os leilões. A
planta da telefonia fixa quase dobrou. Posteriormente à venda, as redes
reversíveis se desenvolveram para cumprir metas de universalização previstas
nos contratos de concessão a serem concluídas até 2005. A ampliação da
cobertura foi viabilizada pela tarifa da assinatura básica, reajustada durante
muitos anos acima da inflação e até hoje com valor injustificadamente elevado.
Além desse incremento dos bens da concessão, a
infraestrutura da telefonia fixa se tornou suporte fundamental para a oferta de
acesso à banda larga no país. Mesmo as redes que eventualmente não tenham
relação direta com o telefone, apresentam ligação financeira com ele. Afinal,
também durante anos, e ainda hoje, houve subsídio cruzado ilegal da concessão
às redes privadas de acesso à Internet. A telefonia que deveria ter tarifas
menores passou a se constituir na garantidora da expansão da banda larga
conforme critérios de mercado e de interesse econômico das operadoras.
Assim, a medida cogitada pelo ministro Paulo Bernardo
aponta ao menos dois graves problemas. Primeiro, ela significa a transferência
definitiva ao patrimônio das teles de bilhões em bens que constitucional e
legalmente deveriam retornar à União, pedindo em troca que essas empresas
invistam em si mesmas, ou seja, em redes que serão para sempre delas. Segundo,
a doação bilionária envolveria grande parte da espinha dorsal das redes de
banda larga no país, enfraquecendo ainda mais o Estado na condução de políticas
digitais. Como se não bastasse, essa medida significaria o suspiro final do
regime público nas telecomunicações, com a prestação da telefonia fixa passando
exclusivamente ao regime privado.
A justificativa para a
operação
Diante do desafio de especificar quanto das redes
atuais de telecomunicações são ligadas à telefonia fixa ou resultado de suas
tarifas, o arranjo em avaliação sem dúvida simplifica o processo em favor das
operadoras. Não só isso, minimiza as vergonhosas consequências de até agora já
ter sido vendido um número considerável de bens reversíveis sem autorização ou
conhecimento da Anatel, que deveria tê-los controlado desde as licitações, mas
não o fez efetivamente.
Se aprovada tal proposta, o nosso saldo será a
privatização do que resta de público nas telecomunicações e o profundo desprezo
pelo caráter estratégico da infraestrutura de um serviço essencial como a banda
larga. Estaremos diante do desrespeito violento à determinação constitucional
de que a União é a responsável pelos serviços de telecomunicações, na medida em
que perderá o direito de interferir na gestão de redes que passarão a ser
exclusivamente privadas.
A justificativa ensaiada para essa operação é a de que,
por um lado, os bens da concessão estão se desvalorizando e, por outro, de que
é preciso disseminar fibra óptica pelo país e não há como obrigar as empresas a
investirem onde não existe interesse econômico. Porém, o que o governo quer é
encontrar novo subterfúgio para não enfrentar sua falha central nesse campo: o
não reconhecimento da banda larga como serviço essencial.
Serviços essenciais e
redes estratégicas
A necessária tarefa de levar banda larga e redes de
fibra óptica a todo o Brasil poderia ser realizada sem a transferência de bens de
interesse público à iniciativa privada se o governo garantisse a prestação da
banda larga também em regime público. Como visto, esse regime confere ao Estado
maiores prerrogativas para exigir o cumprimento de obrigações por parte das
empresas. Paralelamente, o modelo regulatório atualmente desenhado prevê
mecanismos públicos de subsídio para parte dos investimentos impostos.
O principal deles é o Fundo de Universalização dos
Serviços de Telecomunicações (FUST), com recursos constantemente contingenciados
pelo governo federal. De acordo com a lei que o instituiu, o FUST só pode ser
utilizado para o cumprimento de metas de universalização, obrigação que se
refere apenas a serviços prestados em regime público. Nesse caso, o
financiamento público para a ampliação das redes das operadoras se justifica
pelos seguintes motivos: (i) o dinheiro se destina somente à parte dos
investimentos que não pode ser recuperada com a exploração do serviço; (ii) os
valores das tarifas são controlados para que o serviço seja acessível à
população, contemplando-se também acessos gratuitos; e (iii) a rede construída
não é patrimônio definitivo das operadora, pois sua posse volta à União ao
final da concessão. Com tais garantias, outros subsídios poderiam ser estudados
e aplicados sem significar favorecimento das teles.
Entretanto, o governo mantém a prestação da banda larga
exclusivamente em regime privado, criando alternativas ilegais e bastante
complicadas para lidar com a demanda de ampliar as conexões à Internet no país
e, ao mesmo tempo, evitar o enfrentamento com os poderosos interesses privados.
Ao invés de submeter as grandes empresas do setor às obrigações do regime
público, opta pela frouxa negociação da oferta de planos de banda larga
popular, por empréstimos pouco transparentes do BNDES, pela desoneração de
tributos na ordem de 6 bilhões de reais para a construção de redes privadas,
pela defesa da utilização do FUST também em regime privado e, agora, considera
admissível a doação às teles dos bens que restaram da privatização para que
elas invistam em redes próprias, não reversíveis.
Nunca antes na história desse país se tratou com
tamanha leviandade serviços essenciais e redes estratégicas!
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