Por Paulo
Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo
Onde surgiram os jornais? E por quê? E como nós,
jornalistas, ficamos tão malafamados?
O crédito da inovação é geralmente concedido aos
italianos de Veneza, no século XVI. O governo local decidiu publicar um jornal
para manter os cidadãos a par dos acontecimentos. Era conhecido como “gazetta”,
o nome de uma moeda barata veneziana. O jornal, mensal, custava uma “gazetta”.
Os primeiros jornalistas eram chamados, na Itália, de “menanti”, uma derivação
da palavra latina “minantis”, que significa “ameaçadores”.
A fama dos jornalistas vem de longe, como se vê.
A novidade logo se espalharia pelo mundo. No Reino
Unido, o primeiro jornal apareceu na época em que o país estava sob a ameaça da
Armada da Espanha, em 1588. O nome era “Mercúrio Inglês”. Como se deu em
Veneza, o “Mercúrio Inglês” foi obra do governo, no caso o da rainha Elizabeth.
O interesse era inflamar os ingleses contra os
espanhóis. O jornal inventou coisas como a intenção da Espanha de matar a
rainha. Também disse que os espanhóis levavam nos navios instrumentos de
tortura para aplicar contra os ingleses. A palavra inglesa para jornal se
transformou. Era, inicialmente, “news-book”, assim mesmo, com hífen. Depois,
virou “newspaper”.
Os franceses contestam que foram os italianos que
inventaram os jornais. Segundo eles, o primeiro jornal foi feito por um médico
de Paris, Théophraste Renaudot, em 1632. Para entreter seus pacientes, entre os
quais estava Luís XIII, ele colecionava histórias.
Num determinado momento, percebeu que sua vida ficaria
mais fácil se as imprimisse e distribuísse aos pacientes. Logo o jornal foi
aberto para o público em geral. O nome — “La Gazette”, como os jornais de
Veneza – sugere que os italianos chegaram antes que os franceses à constatação
de que havia mercado para notícias.
No Brasil, apenas em 1808 surgiria o primeiro jornal, o
“Correio Brasiliense”, impresso em Londres e distribuído na colônia por
Hipólito José da Costa. Pouco depois, ainda em 1808, apareceria o primeiro
jornal impresso no Brasil. O nome remetia aos venezianos: “Gazeta do Rio de
Janeiro”.
Para você tenha uma idéia de nossa atraso, no começo
dos anos 1800 já havia nos Estados Unidos 850 jornais. Chegamos, como de
hábito, tarde – mas nossos jornalistas rapidamente conquistariam a fama de
“menanti”.
Um novo capítulo se abriria quando entraram em cena,
mais tarde, os chamados barões da imprensa, no século XIX. A má fama apenas se
acentuaria. John Stuart Mill, um dos grandes filósofos do liberalismo, disse
que os jornalistas eram uma categoria comparável à de “porteiros de bordéis”,
tais e tantas “as mentiras e a hipocrisia” a que a profissão supostamente nos
obriga.
Um dos primeiros barões da imprensa, o americano James
Gordon Bennett II, do Herald, dizia que era “uma prostituta, como todos os
jornalistas”. Bennett II era tão extravagante que urinou no piano em sua festa
de noivado, razão suficiente para a noiva romper.
Uma vez, em novembro de 1874, seu jornal publicou um
texto que dizia que animais selvagens tinham escapado do zoológico de Nova
York. Se você fosse até o fim, veria que era piada. Mas pouca gente foi, e os
novaiorquinos viveram momentos de terror, aumentado porque Bennett II pôs nas
ruas falsos caçadores de feras.
Bennett tinha um iate luxuoso com três suítes: uma para
cada amante que levava e a terceira, com ar condicionado, para uma vaca que
garantia leite fresco. Ele acabou pronunciando a quintessência da lógica
hierárquica dos barões. Disse uma vez a seus jornalistas: “Eu sou o leitor.
Vocês têm que agradar a mim.”
Tenho em casa uma charge na qual um professor diz aos
pais de um aluno que seu filho é maldoso, mentiroso, dissimulado – “todos os
atributos, enfim, para se dar bem no jornalismo”.
Os primeiros barões – sobretudo nos Estados Unidos e na
Inglaterra — faziam dinheiro chantageando poderosos. Ameaçavam publicar coisas
horríveis caso seus anseios financeiros não fossem satisfeitos. Tanto quanto
jornalistas, eram chantageadores.
Era uma prática que logo se globalizou. Assis
Chateaubriand, o primeiro grande barão brasileiro da imprensa, montou o Masp
por meio de expediente parecido. Doações de grandes quadros vieram quase sempre
de achacamento. Empresários paulistas sofreram com Chateaubriand.
Uma geração à frente da de Chateaubriand, outro império
de mídia foi construído com meios não exatamente elogiáveis: a Globo.
Chateaubriand achacou pela intimidação; Roberto Marinho
viu na ditadura militar a chance de crescer muito além do jornal paroquial que
herdara e carregara até ter mais de 60 anos.
Ofereceu apoio aos generais, e estes lhe deram
televisão, financiamentos, vantagens fiscais e outras facilidades que são a
base das Organizações Globo.
Como Bennett, Roberto Marinho sempre deixou claro que
ele era o leitor.
Isso significa que, na prática, ele está virtualmente
vivo entre nós. Cada jornalista, cada articulista da Globo está, ainda hoje,
escrevendo para Roberto Marinho, representado por seus três filhos.
Não é das mais edificantes, definitivamente, a história
do jornalismo – nem fora e nem, tampouco, no Brasil.
O que pode mudar uma velha história viciada de interesses
privados misturados a interesses alegadamente públicos é o jornalismo digital.
É nessa hipótese que o Diário acredita.
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