Por Larissa
Coldibeli, Do UOL
Uma empresa com sede em Cáceres (MT) encontrou uma
forma de aumentar as vendas, ampliar o conhecimento dos funcionários sobre o
negócio e melhorar o relacionamento entre eles com a criação de um programa de
leitura. Para incentivar a participação, a rede de concessionárias Cometa paga
um 14º salário no fim do ano para quem ler um livro por mês, desde que a
unidade do empregado bata as metas de vendas e administrativas.
O principal objetivo do programa "Cometa
Leitura" é o desenvolvimento profissional, por isso, é comum que líderes
recomendem leituras para desenvolver certas habilidades nos funcionários e
vice-versa.
"Alguns colaboradores comentam o quanto cresceram
depois que passaram a ler com frequência, dizem que o relacionamento em casa
melhorou e até voltaram a estudar", diz Cristinei Melo, presidente do
Grupo Cometa.
Segundo Melo, na área de vendas, é possível perceber a
relação entre o nível de leitura e a quantidade de vendas. Já na área
administrativa, é mais difícil mensurar os benefícios, embora seja perceptível
que os funcionários estão mais qualificados.
Para contar pontos e concorrer ao salário extra, o
funcionário deve ler os livros das bibliotecas da empresa. Cada concessionária
tem a sua, com cerca de 300 livros. Os temas vão de liderança, gestão, relações
interpessoais, autoajuda, até publicações sobre a área de atuação do negócio.
Os funcionários também podem sugerir novos títulos e a
direção decide se são pertinentes ou não. Além da leitura, é necessário
entregar um resumo para a área de recursos humanos.
Programa começou informalmente antes de integrar a cultura da empresa. Cada concessionária tem uma biblioteca
Programa começou informalmente antes de integrar a cultura da empresa. Cada concessionária tem uma biblioteca
Durante as visitas nas lojas, Francis Maris Cruz,
fundador da empresa, entregava livros para os funcionários e, sempre que tinha
oportunidade, perguntava se eles tinham lido e o que tinham aprendido. Aos
poucos, o hábito foi sendo incorporado pelos funcionários e, em 2006, o projeto
foi formalizado.
A leitura é opcional, mas a adesão é superior a 80%. A
empresa tem 1.350 funcionários e 15 lojas nos estados do Amazonas, Mato Grosso,
Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia, além do escritório central em Cáceres
(MT).
Reuniões ajudam a
difundir o conhecimento
A empresa também promove reuniões mensais chamadas de
"Círculo do Livro", em que alguns funcionários são sorteados para
comentar suas leituras. "Assim, mais pessoas conseguem entrar em contato
com aquele conteúdo e o colaborador trabalha a oratória, vai se
desinibindo", diz Melo.
A presença nessas reuniões e em treinamentos promovidos
pela empresa também conta pontos para conseguir o 14º salário. Quem não
participa de pelo menos 80% dos encontros perde 25% do bônus.
Investimento em
educação ajuda a reter funcionários
Outro incentivo oferecido é o MBA em gestão de
concessionária. Professores contratados pela empresa elaboram um curso voltado
às necessidades do negócio. O certificado não é válido perante o MEC, mas,
segundo o presidente do grupo, tem mais importância do que um MBA de uma
universidade. "O curso forma a mão de obra que nós precisamos no nosso
negócio."
Os funcionários que participam do curso não assinam
nenhuma cláusula de exclusividade, ou seja, estão livres para ir para a
concorrência caso recebam uma proposta melhor. No entanto, Melo afirma que os
funcionários não têm interesse de sair. "Nós fazemos várias campanhas de
incentivo, damos bônus, premiações, inclusive viagens ao exterior. São coisas
que dificilmente eles encontrarão em um concorrente junto com as possibilidades
de crescimento que oferecemos."
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