Pular para o conteúdo principal

A mudança de paradigma no pensamento financeiro mundial

Enviado por luisnassif
30/03/2011

A investida do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, para mudar os paradigmas da política econômica, casou com o mais importante documento até agora divulgado de reavaliação das práticas econômicas após a crise de 2008.


Trata-se do artigo “O futuro da política macroeconômica: nove conclusões preliminares”, no qual Olivier Blanchard, economista-chefe do FMI, sintetiza os resultados da Conferência “Repensando a política macroeconômica”, organizada pelo FMI com os economistas David Romer, Joe Stiglitz e Michael Spence.

Blanchard alerta que não se trata de um Consenso de Washington 2, mas de um questionamento sobre as lições trazidas pela crise.

Quem acompanha minhas colunas desde os anos 90 identificará nelas a maioria dos pontos agora admitidos pelo intelligentsia financeira mundial. No entanto, eram interpretados como “falta de conhecimento” pelos cabeças-de-planilha.

O que ocorria é que os ganhos provenientes do modelo anterior bloqueavam qualquer tentativa de analisar a política econômica com olhos isentos e do bom senso, do pragmatismo e da análise empírica da realidade.

Nos próximos meses, o mercado se voltará – por efeito manada – para essas novas conclusões. Será “cult” mudar o pêndulo e passa a repetir análises que, feitas anos atrás, eram tratadas como anacrônicas.

  1. Há um novo mundo, muito diferente em termos de política econômica.
  2. Entre mercado e Estado, o pêndulo da história passou a balançar mais um pouco em direção ao Estado.
  3. As distorções na macroeconomia são muito mais relevantes do que se imaginava. Focava-se muito o terreno da microeconomia, sem pensar no todo. Agora, descobre-se que as distorções no sistema financeiro se transformam em macro-causas. Há aqui há uma crítica ao pensamento dos últimos anos, de que todos os consumidores e/ou investidores se movem por decisões racionais, portanto os mercados se autorregulam.
  4. Uma crítica contra duas simplificações hegemônica nos últimos anos. A primeira, a de que, na política macroeconômica, deve-se adotar um instrumento para um objetivo. Ou seja, as metas inflacionárias devem visar exclusivamente o combate à inflação – e o resto que exploda. Diz o artigo que esse conceito foi jogado água abaixo pela crise, e que se tem que ir além, buscando a estabilidade financeira, adotando medidas prudenciais. A segunda simplificação é o fato de se olhar a política fiscal apenas pelos seus efeitos multiplicadores sobre a economia (a síndrome do superávit primário, no Brasil). Há potencialmente dezenas de instrumentos fiscais, cada qual com seus próprios efeitos dinâmicos.
  5. Há muitos instrumentos de política macroeconômica, mas muitas dúvidas sobre como utilizá-los. Durante a conferência havia dúvidas sobre o real conceito de liquidez. Alguns acreditam no controle do capital, outros não. Paulo Romer lembrou que se adotar um conjunto de regulamentos financeiros, mantendo-os inalterados, o mercado encontrará maneira de burlá-los – portanto tem que haver dinamismo na regulação. Michael Spence falou das dificuldades em definir a combinação ideal entre auto-regulação e regulamentação.
  6. Aí se entra no terreno complexo da economia política, as relações entre países e entre setores internos. Como criar uma estrutura multilateral reguladora que valha para todos os países? Mesmo internamente, alguns instrumentos macro-prudenciais afetam setores específicos, conjunto de indivíduos ou empresas, podendo afetá-los em relação aos demais. Dani Rodrik defendeu a utilização de políticas industriais, mas outros economistas alertaram para seus limites.
  7. Quando se pensa para onde se poderá ir, o futuro é emocionante. Ponto.
  8. A dúvida é na política. Como se desaprendeu como utilizar outras ferramentas econômicas, será necessário um passo-a-passo para o novo modelo. Por exemplo, em relação às metas inflacionárias, não será possível da noite para o dia definir cinco metas e sete. Ponto essencial será o pragmatismo. E o caso chinês é apontado como modelar.
  9. Como livrar do problema dos “ciclos de crédito”, se faz parte da natureza humana esses movimentos de manda?

Para acesso ao artigo original, ver:
http://www.voxeu.org/index.php?q=node/6262

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mundo como fábula, como perversidade e como possibilidade: Introdução geral do livro "Por uma outra globalização" de Milton Santos

Por Milton Santos Vivemos num mundo confuso e confusamente percebido. Haveria nisto um paradoxo pedindo uma explicação? De um lado, é abusivamente mencionado o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, das quais um dos frutos são os novos materiais artificiais que autorizam a precisão e a intencionalidade. De outro lado, há, também, referência obrigatória à aceleração contemporânea e todas as vertigens que cria, a começar pela própria velocidade. Todos esses, porém, são dados de um mun­do físico fabricado pelo homem, cuja utilização, aliás, permite que o mundo se torne esse mundo confuso e confusamente percebido. Explicações mecanicistas são, todavia, insuficientes. É a maneira como, sobre essa base material, se produz a história humana que é a verdadeira responsável pela criação da torre de babel em que vive a nossa era globalizada. Quando tudo permite imaginar que se tornou possível a criação de um mundo veraz, o que é imposto aos espíritos é um mundo de fabulações, q

Por que a luta por liberdade acadêmica é a luta pela democracia

Por Judith Butler Muitos acadêmicos se encontram sujeitos à censura, à prisão e ao exílio. Perderam seus cargos e se preocupam se algum dia poderão dar continuidade às suas pesquisas e aulas. Foram privados de seus cargos por causa de suas posições políticas, ou às vezes, por pontos de vista que supõem que tenham ou que lhes é atribuído, mas que não eles não têm. Perderam também a carreira. Pode-se perder um cargo acadêmico por várias razões, mas aqueles que são forçados a deixar seu país e seu cargo de trabalho perdem também sua comunidade de pertencimento. Uma carreira profissional representa um histórico acumulado de uma vida de pesquisa, com um propósito e um compromisso. Uma pessoa pensa e estuda de determinada maneira, se dedica a uma linha de pesquisa e a uma comunidade de interlocutores e colaboradores. Um cargo em um departamento de uma universidade possibilita a busca por uma vocação; oferece o suporte essencial para escrever, ensinar e pesquisar; paga o salário que lib

A Atualidade Brutal de Hannah Arendt

Por Ladislau Dowbor O filme causa impacto. Trata-se, tema central do pensamento de Hannah Arendt, de refletir sobre a natureza do mal. O pano de fundo é o nazismo, e o julgamento de um dos grandes mal-feitores da época, Adolf Eichmann. Hannah acompanhou o julgamento para o jornal New Yorker, esperando ver o monstro, a besta assassina. O que viu, e só ela viu, foi a banalidade do mal. Viu um burocrata preocupado em cumprir as ordens, para quem as ordens substituíam a reflexão, qualquer pensamento que não fosse o de bem cumprir as ordens. Pensamento técnico, descasado da ética, banalidade que tanto facilita a vida, a facilidade de cumprir ordens. A análise do julgamento, publicada pelo New Yorker, causou escândalo, em particular entre a comunidade judaica, como se ela estivesse absolvendo o réu, desculpando a monstruosidade. A banalidade do mal, no entanto, é central. O meu pai foi torturado durante a II Guerra Mundial, no sul da França. Não era judeu. Aliás, de tanto falar em jude