Pular para o conteúdo principal

É um texto do Michael Moore criticando a Vale no Canadá e fazendo referências ao Brasil e Terceiro Mundo

Os problemas da Vale no Canadá

Enviado por luisnassif,
24/03/2011

(Tradução livre)

Porque eu apoio o povo de Thompson, Canada – E você também deveria

By Michael Moore

Para as pessoas aqui nos EEUU, Thompson, Canada e sua luta com a gigante mineradora brasileira Vale pode parecer muito distante.

Não é.

(Não fique embaraçado se você precisa de um mapa para achar Thompson, todavia - culpe a mídia americana, que somente lhe contará sobre os canadenses, se eles tiverem alguma conexão com Justin Bieber).

Neste momento Thompson está lutando numa batalha de frente numa guerra que tem sido campeada há 30 anos – a guerra global do mundo rico na classe média. É uma guerra que o povo de Flint e todos de Michigan conhecem muito bem. É uma guerra acontecendo agora em Wisconsin. E é uma guerra onde a classe média ganhou um round no Egito. (Você provavelmente não sabia – porque a mídia americana estava muito preocupada em contar-lhe sobre Justin Bieber – que Gamal Mubarak, filho do ditador do Egito e seu escolhido sucessor, trabalhou por anos para o Bank of America.)

Eis o que está acontecendo em Thompson, e porque interessa muito:

Canada não é como os Estados Unidos - é ainda uma cidade do primeiro mundo, onde as corporações parecem existir para beneficiar o povo, não ao contrário. Eles não tem uma assistência universal de saúde – eles tem alguma coisa chamada Ato de Investimento do Canadá, que diz que as multinacionais como Vale podem somente investir nas indústrias canadenses se beneficiar todos do Canadá. Eu sei, loucura!

A mina em Thompson seguia sob a Inco, uma corporação canadense que fez paz com os trabalhadores e dividia as riquezas. Quando a Vale comprou a Inco em 2005, eles assinaram um contrato com o governo especificando o que eles deveriam fazer para beneficiar os canadenses.

Imediatamente após, Vale violou o contrato e foi para o ataque – forçando mineradores em Sudbury, Ontario, no maior golpe em sua história. E agora em Thompson eles estão tentando derrubar as operações de refino que fizeram da cidade o maior eixo da província. Enquanto isso, o governo conservador de Stephen Harper – espécie de George W.Busch com um sotaque canadense – está atualmente ajudando a Vale a fazer isso para os seus amigos cidadãos, com um empréstimo governamental de $ 1 bilhão, que a Vale está usando para retirar empregos de Thompson. Além disso, o maior investidor institucional na Vale é Backrock, uma firma de investimento que sucessivamente tem por muitas vezes baldeado bancos... incluindo Bank of America.

Então isso é sobre uma coisa e somente uma coisa: matar o contrato social do Canadá. Vale e o governo Harper não querem um futuro onde o Brasil gradualmente se torne mais como o Canadá. Em vez disso, eles querem um futuro onde o Canadá se torne o Brasil. E não simplesmente o Canadá: o plano da corporação é que o Terceiro Mundo se torne o Único Mundo.

É por isso que as pessoas em todo lugar precisam apoias Thompson. Como Niki Ashton --a MP que representa Thompson e a segunda mais nova mulher eleita para o Parlamento canadenses – diz:

“Foi Flint ontem, somos Nós e Wisconsin Hoje, e Amanhã serão Todos.”

E é por isso que eu me orgulho de destacar Ashton e vozes das gentes de Thompson no mue website. E é por isso que eu estou lhe pedindo para ver seu poderoso vídeo, ouvir suas histórias e dividí-los com todos que conhece.

Pessoas normais através do mundo estão levantando agora e dizendo “Não!” para o futuro que eles planejaram para nós. Nós ganhamos no Egito. Nós estamos acordando e lutando atrás através os

Estados Unidos. Todos levantemos com Thompson e façamos aqui o lugar onde nós viramos o curso dessa terrível guerra. Como Kamal Abbas, um dos mais importantes líderes, disse numa mensagem de vídeo para Wisconsin: “Nós levantamos com vocês, como vocês levantaram conosco.”

(Confidencial ao povo de Thompson: nós não estamos dizendo aos americanos somente nos ajudar se vocês prometerem nos apresentar para Justin Bieber. Nós estamos simplesmente dizendo, você sabe; não podia ferir).

Why I Support the People of Thompson, Canada -- And You Should Too

http://www.michaelmoore.com/words/mike-friends-blog/why-i-support-people-of-thompson-canada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mundo como fábula, como perversidade e como possibilidade: Introdução geral do livro "Por uma outra globalização" de Milton Santos

Por Milton Santos Vivemos num mundo confuso e confusamente percebido. Haveria nisto um paradoxo pedindo uma explicação? De um lado, é abusivamente mencionado o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, das quais um dos frutos são os novos materiais artificiais que autorizam a precisão e a intencionalidade. De outro lado, há, também, referência obrigatória à aceleração contemporânea e todas as vertigens que cria, a começar pela própria velocidade. Todos esses, porém, são dados de um mun­do físico fabricado pelo homem, cuja utilização, aliás, permite que o mundo se torne esse mundo confuso e confusamente percebido. Explicações mecanicistas são, todavia, insuficientes. É a maneira como, sobre essa base material, se produz a história humana que é a verdadeira responsável pela criação da torre de babel em que vive a nossa era globalizada. Quando tudo permite imaginar que se tornou possível a criação de um mundo veraz, o que é imposto aos espíritos é um mundo de fabulações, q

Por que a luta por liberdade acadêmica é a luta pela democracia

Por Judith Butler Muitos acadêmicos se encontram sujeitos à censura, à prisão e ao exílio. Perderam seus cargos e se preocupam se algum dia poderão dar continuidade às suas pesquisas e aulas. Foram privados de seus cargos por causa de suas posições políticas, ou às vezes, por pontos de vista que supõem que tenham ou que lhes é atribuído, mas que não eles não têm. Perderam também a carreira. Pode-se perder um cargo acadêmico por várias razões, mas aqueles que são forçados a deixar seu país e seu cargo de trabalho perdem também sua comunidade de pertencimento. Uma carreira profissional representa um histórico acumulado de uma vida de pesquisa, com um propósito e um compromisso. Uma pessoa pensa e estuda de determinada maneira, se dedica a uma linha de pesquisa e a uma comunidade de interlocutores e colaboradores. Um cargo em um departamento de uma universidade possibilita a busca por uma vocação; oferece o suporte essencial para escrever, ensinar e pesquisar; paga o salário que lib

A Atualidade Brutal de Hannah Arendt

Por Ladislau Dowbor O filme causa impacto. Trata-se, tema central do pensamento de Hannah Arendt, de refletir sobre a natureza do mal. O pano de fundo é o nazismo, e o julgamento de um dos grandes mal-feitores da época, Adolf Eichmann. Hannah acompanhou o julgamento para o jornal New Yorker, esperando ver o monstro, a besta assassina. O que viu, e só ela viu, foi a banalidade do mal. Viu um burocrata preocupado em cumprir as ordens, para quem as ordens substituíam a reflexão, qualquer pensamento que não fosse o de bem cumprir as ordens. Pensamento técnico, descasado da ética, banalidade que tanto facilita a vida, a facilidade de cumprir ordens. A análise do julgamento, publicada pelo New Yorker, causou escândalo, em particular entre a comunidade judaica, como se ela estivesse absolvendo o réu, desculpando a monstruosidade. A banalidade do mal, no entanto, é central. O meu pai foi torturado durante a II Guerra Mundial, no sul da França. Não era judeu. Aliás, de tanto falar em jude