Pular para o conteúdo principal

Início dos trabalhos A matéria é da VEJA !!!!!!!!!!!!!!!!!

CPI da Petrobras recebe 84 requerimentos em 2 dias
20 de julho de 2009


Em apenas dois dias de atividade, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras já recebeu requerimentos, segundo um levantamento da secretaria que cuida do funcionamento das CPIs no Senado. Entre os requerimentos está o do vice-líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), que pede ao ministro da Cultura, Juca Ferreira, o envio de cópias de todas as prestações de contas da Fundação José Sarney que dizem respeito às ações financiadas pela estatal. A entidade é acusada de uso irregular de verbas repassadas a título de patrocínio cultural pela estatal, no valor de 1,3 milhão de reais.

etrobras foi criada na última terça-feira, mas levantamento da secretaria só leva em conta os requerimentos protocolados até quinta-feira. A maior parte dos requerimentos apresentados até o momento foi encaminhada pelo senador Antônio Carlos Júnior (DEM-BA), um total de 53. Já o senador Álvaro Dias apresentou 27 requerimentos e o presidente da CPI, João Pedro (PT-AM), quatro.

Todos os documentos apresentados pelo petista são convites para que dirigentes da Petrobras e o diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, também alvo da investigação, compareçam à CPI. Ao encaminhar convites, João Pedro tenta evitar a convocação dos empresários.

No caso de Haroldo Lima e do gerente executivo de comunicação institucional da Petrobras, Wilson Santarosa, já foram apresentados requerimentos de convocação. Álvaro Dias pede que o dirigente da estatal seja convocado para esclarecer "sobre o fato de haver excedido em 400% o orçamento de comunicação da área de abastecimento durante o ano de 2008". Dois requerimentos, um de Álvaro Dias e outro de ACM Júnior, pedem a convocação da ex-secretária da Receita Federal, Lina Maria Vieira, exonerada na última semana, para que esclareça a operação fiscal realizada pela Petrobras, em 2008, que rendeu mais de 4 bilhões de reais à estatal. O senador tucano quer saber, também, sobre o afastamento de Lina Vieira da função 11 meses depois de ter tomado posse. A intenção da oposição é investigar se a demissão de Lina Vieira tem alguma relação com o fato de ter decidido investigar a operação contábil feita pela Petrobras que lhe rendeu os 4 bilhões de reais.

Assim que tomou posse na relatoria da CPI, no dia 14, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) afirmou que os requerimentos só serão apreciados em agosto, após a apresentação de seu plano de trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a luta por liberdade acadêmica é a luta pela democracia

Por Judith Butler Muitos acadêmicos se encontram sujeitos à censura, à prisão e ao exílio. Perderam seus cargos e se preocupam se algum dia poderão dar continuidade às suas pesquisas e aulas. Foram privados de seus cargos por causa de suas posições políticas, ou às vezes, por pontos de vista que supõem que tenham ou que lhes é atribuído, mas que não eles não têm. Perderam também a carreira. Pode-se perder um cargo acadêmico por várias razões, mas aqueles que são forçados a deixar seu país e seu cargo de trabalho perdem também sua comunidade de pertencimento. Uma carreira profissional representa um histórico acumulado de uma vida de pesquisa, com um propósito e um compromisso. Uma pessoa pensa e estuda de determinada maneira, se dedica a uma linha de pesquisa e a uma comunidade de interlocutores e colaboradores. Um cargo em um departamento de uma universidade possibilita a busca por uma vocação; oferece o suporte essencial para escrever, ensinar e pesquisar; paga o salário que lib

54 museus virtuais para você visitar

American Museum of Natural History ; My studios ; Museu Virtual Gentileza ;

O mundo como fábula, como perversidade e como possibilidade: Introdução geral do livro "Por uma outra globalização" de Milton Santos

Por Milton Santos Vivemos num mundo confuso e confusamente percebido. Haveria nisto um paradoxo pedindo uma explicação? De um lado, é abusivamente mencionado o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, das quais um dos frutos são os novos materiais artificiais que autorizam a precisão e a intencionalidade. De outro lado, há, também, referência obrigatória à aceleração contemporânea e todas as vertigens que cria, a começar pela própria velocidade. Todos esses, porém, são dados de um mun­do físico fabricado pelo homem, cuja utilização, aliás, permite que o mundo se torne esse mundo confuso e confusamente percebido. Explicações mecanicistas são, todavia, insuficientes. É a maneira como, sobre essa base material, se produz a história humana que é a verdadeira responsável pela criação da torre de babel em que vive a nossa era globalizada. Quando tudo permite imaginar que se tornou possível a criação de um mundo veraz, o que é imposto aos espíritos é um mundo de fabulações, q