Pular para o conteúdo principal

CPI DA PETROBRAS









Esse BLOG é uma iniciativa cidadã, com objetivo de acompanhar a "CPI DA PETROBRÁS".

Como reflexão introdutória, vale lembrar que em um estado democrático de direito, é dever do legislativo fiscalizar os atos do poder executivo. Mas cabe a todo agente público, seja ele fiscal ou fiscalizado, prestar contas de seus atos para a sociedade. Nesse ponto, ainda vale o pensamento de Rousseau: o patrão é a sociedade. O Estado está para servir o cidadão !!!!

Enfim, o agente público (inclui nessa categoria magistrados, ministros, parlamentares, integrantes do judiciário e do ministério público, não podemos esquecer do presidente do STF, etc...) precisa prestar conta para a população. Afinal, para manter seus gabinetes e suas boas condições de trabalho e de vida, apropria-se via imposto, parte do trabalho de cada brasileiro.

A pergunta que se faz é: o que motivou a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar a PETROBRÁS ? Quais são os reais interesses dessa iniciativa?

1. Dever cívico dos parlamentares que assinaram o requerimento da CPI?

2. Interesses políticos de olho nas eleições de 2010?

3. Interesses econômicos, tendo em vista a renda do petróleo do pré-sal?


Possivelmente uma mistura disso tudo. Embora, o ingrediente dever cívico deve ter apenas uns traços (uma pequena pitada). E isso, apenas nos discursos dos parlamentares.

É de conhecimento geral que a PETROBRAS representa muito para o Brasil, e que desfruta de grande prestigio e carinho da população (na linguagem econômica, pode-se dizer que é uma marca valorizada). Não se pode negar o papel da empresa no desempenho econômico do Brasil nos últimos anos. Em vários setores foi decisiva, com na indústria naval.

Os governantes de plantão sabem disso. Certamente gostariam de vê-la ainda mais vinculada à visões imediatistas e fisiológicas que ditam o cotidiano da política em nosso país.

E para aqueles que desejam se dar bem, embolsando parte da renda petrolífera, dependendo onde estão situados, a empresa pode ser uma ponte, ou um obstáculo. Possivelmente é um obstáculo !!!

No entanto, para os interesses estratégicos do país, a empresa não deve ser fragilizada.

Assim, nosso BLOG se propõe a desempenhar um triplo papel.

Em primeiro lugar, informativo. Procuraremos trazer informações e dados relevantes sobre o desdobramento da CPI, como a íntegra dos documentos oficiais que deram origem a CPI (requerimento que pede a instalação da CPI, entre outros).

No campo informativo é relevante mostral o perfil de cada um dos parlamentares envolvidos nessa CPI.
Não se trata do nome, partido ou idade do parlamentar. É preciso deixar claro quais os interesses que o parlamentar defende e em que grupo está vinculado.

Consideremos esses elementos chaves para compreender melhor se há, e em havendo, quais são esses interesses ocultos.

Em segundo lugar, promover o debate crítico, que pode ocorrer de forma mais livre e informal, através de breves comentários ou de artigos de opinião mais estruturados, a favor ou contra determinadas questões.

E, em terceiro lugar, tendo em vista o andamento das investigações sugerir temas que deveriam ser aprofundados no ambito da investigações.

Como exemplo, o caso do programa prioritário de termelétricas, conhecido como PPT que impõs grandes prejuízos a empresa.

Evidentemente que o BLOG não se restringirá as questões relacionadas a PETROBRÁS. Energia, meio ambiente, o pré-sal, certamente serão temas discutidos nesse espaço.

Seja bem vindo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a luta por liberdade acadêmica é a luta pela democracia

Por Judith Butler Muitos acadêmicos se encontram sujeitos à censura, à prisão e ao exílio. Perderam seus cargos e se preocupam se algum dia poderão dar continuidade às suas pesquisas e aulas. Foram privados de seus cargos por causa de suas posições políticas, ou às vezes, por pontos de vista que supõem que tenham ou que lhes é atribuído, mas que não eles não têm. Perderam também a carreira. Pode-se perder um cargo acadêmico por várias razões, mas aqueles que são forçados a deixar seu país e seu cargo de trabalho perdem também sua comunidade de pertencimento. Uma carreira profissional representa um histórico acumulado de uma vida de pesquisa, com um propósito e um compromisso. Uma pessoa pensa e estuda de determinada maneira, se dedica a uma linha de pesquisa e a uma comunidade de interlocutores e colaboradores. Um cargo em um departamento de uma universidade possibilita a busca por uma vocação; oferece o suporte essencial para escrever, ensinar e pesquisar; paga o salário que lib

54 museus virtuais para você visitar

American Museum of Natural History ; My studios ; Museu Virtual Gentileza ;

O mundo como fábula, como perversidade e como possibilidade: Introdução geral do livro "Por uma outra globalização" de Milton Santos

Por Milton Santos Vivemos num mundo confuso e confusamente percebido. Haveria nisto um paradoxo pedindo uma explicação? De um lado, é abusivamente mencionado o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, das quais um dos frutos são os novos materiais artificiais que autorizam a precisão e a intencionalidade. De outro lado, há, também, referência obrigatória à aceleração contemporânea e todas as vertigens que cria, a começar pela própria velocidade. Todos esses, porém, são dados de um mun­do físico fabricado pelo homem, cuja utilização, aliás, permite que o mundo se torne esse mundo confuso e confusamente percebido. Explicações mecanicistas são, todavia, insuficientes. É a maneira como, sobre essa base material, se produz a história humana que é a verdadeira responsável pela criação da torre de babel em que vive a nossa era globalizada. Quando tudo permite imaginar que se tornou possível a criação de um mundo veraz, o que é imposto aos espíritos é um mundo de fabulações, q